LINDOMAR LEAL
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal
A Prefeitura de Alta Floresta divulgou nesta sexta-feira (14) a Portaria nº 063/2023 do Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, com a escala de trabalho dos vigias nas unidades escolares da rede municipal de ensino.
A cobrança havia sido feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Oslen Dias dos Santos – Tuti (PSDB), durante reunião com o prefeito Valdemar Gamba e com a própria secretária de educação, Lucineia Martins de Matos.
A medida adotada pela gestão municipal leva em consideração as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a necessidade de prevenir os recorrentes ataques e invasões as unidades escolares, e a necessidade de mitigar os riscos de forma preventiva monitorando o ambiente escolar.
Conforme a Portaria, outra questão que contribuiu para a definição da medida foi a reunião do Executivo Municipal com o COMSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública), que juntamente com a Polícia Civil e Polícia Militar indicaram a necessidade de haver vigias nas escolas do município no período diurno.
A atual situação de urgência da necessidade de prover maior segurança ao ambiente das escolas do Município de Alta Floresta, e o fato de que o ambiente escolar deve ser controlado e monitorado no que diz respeito ao acesso e permanência de pessoas, também foram questões levadas em consideração para a organização da escala de trabalho dos vigias.
A portaria estabeleceu uma jornada de trabalho de seis horas diárias para os servidores lotados no cargo agente administrativo escolar. Desta forma,
A Escola Municipal Benjamin de Pádoa, localizada na Avenida Ariosto da Riva, próxima a Prefeitura, e a Escola Municipal Vilma Dias de Freitas, a antiga Escola Estadual Manuel Bandeira, no Bairro Bom Jesus, terão vigias nos seguintes horários: das 06:00 às 12:00; das 12:00 às 18:00 e das 18:00 às 00:00 horas.
Já as Escolas Municipais Geny Silvério Delarincy, Nilo Procópio Peçanha, Sônia Maria Faleiro, Jardim das Flores, Anjo da Guarda, Laura Vicuña, Irmã Dulce, Menino Jesus, Paulo Pires Pereira, Semente do Saber, Princípio da Sabedoria, terão vigias das 06:00 às 12:00 e das 12:00 às18:00 horas.
A escala começa será de segunda-feira a sexta-feira e começa a vigorar a partir do dia 17 de abril, segunda-feira.
Para o presidente da Câmara Municipal a medida adotada pela Prefeitura de Alta Floresta é acertada e vai contribuir para melhorar a segurança nas unidades escolares. “Quero parabenizar o prefeito Chico Gamba e a secretária de educação por agirem e definir a permanência de vigias nas nossas escolas para melhorar a segurança dos alunos e dos profissionais da educação”, ressaltou.