A construção do novo Hospital Regional de Alta Floresta tinha sido garantida pelo próprio governador Mauro Mendes em maio deste ano durante a escolha da área, mas a publicação do aviso de abertura de concorrência pública nº 007/2021 referente ao processo licitatório nº 558604/2021 na edição nº 28.153 do Diário Oficial de Mato Grosso, que circulou no dia 29 de dezembro, quarta-feira, foi muito comemorada pelas autoridades políticas de Alta Floresta por sua importância. O valor estimado da obra é de R$ 116,4 milhões.
Na sua última mensagem do ano, ao fazer um balanço das ações e das conquistas, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Oslen Dias dos Santos “Tuti”, do PSDB, enalteceu a conquista principalmente por garantir melhorias no atendimento da população.
“Estamos fechando o ano de 2021 com uma boa notícia da publicação do edital da construção do novo hospital regional de Alta Floresta que vai dar início agora, se Deus nos abençoar, no começo do ano, uma obra que já era esperada há muitos anos. Quero agradecer em nome de toda a população de Alta Floresta os meus grandes parceiros políticos o deputado Nininho, o deputado federal Neri Geller, o senador Carlos Fávaro e o governador Mauro Mendes por esta grande obra que será construída em Alta Floresta para cuidar de vidas, muito obrigado”, agradeceu Tuti.
A concorrência pública divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) acontecerá às 09h30min do dia 01 de fevereiro de 2022, na modalidade tipo menor preço, cujo regime de execução será empreitada por preço unitário.
Conforme a publicação, a licitação será transmitida, ao vivo no Canal do YouTube – Licitações Presenciais – SES.
“Essa é uma grande notícia para Alta Floresta e região. Quero agradecer todos aqueles que nos apoiaram, como a Prefeitura de Alta Floresta, que cedeu o terreno. Estamos na torcida para que possamos contratar uma excelente empresa para construir esse belíssimo hospital, que irá atender a saúde de Mato Grosso, principalmente da região norte”, destacou o governador Mauro Mendes.
“A região norte do estado ganha mais um Hospital Regional para atender as demandas de alta complexidade que hoje estão concentradas no Hospital Regional de Sinop. Com mais essa unidade, a população será beneficiada e terá mais celeridade do atendimento, além de poder contar com uma estrutura maior e mais moderna do que os demais hospitais que temos na Rede Estadual. Este Governo prometeu fazer a Saúde funcionar e está cumprindo a promessa”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
A estrutura
O Hospital Regional de Alta Floresta contará com 111 leitos de enfermaria e 40 UTIs, entre adultas, pediátricas, neonatal e unidade semi-intensiva neonatal, para atendimento na média e alta complexidade. A unidade de Saúde também vai ter 10 consultórios médicos, 2 consultórios para atendimento a gestantes, 6 salas de centro cirúrgico, além de espaços para banco de sangue, banco de leite materno e realização de exames, como tomografia e colonoscopia.